quarta-feira, 29 de julho de 2009

Síntese conclusiva da matéria





Bem, apesar de nunca ter tido experiência com crianças em processo de alfabetização, pelos textos e palas aulas que tivemos nesse semestre pude ter uma base de como iniciar e desenvolver essa etapa tão importante na vida de uma criança no período inicial de escolarização.

Cada texto lido e discutido em sala de aula teve um grande grau de importancia na minha bagagem cultural...
Iniciamos aprendendo novos métodos de avaliação, que visava mostrar a nós(como alunos da matéria) a nova maneira de se avaliar um aluno acompanhado o seu desenvolvimento na matéria por meio de um portfólio eletrônico, que possui grande valia quando é levado para sala de aula no período da alfabetização... O professor pode estar anotando o progresso ou não de cada aluno dele... E dessa forma auxiiar o seu aluno a progredir da maneira devida.

Com o texto processos iniciais de leitura e escrita podemos destacar a importancia de se alfabetizar a partir da bagagem cultural que o aluno leva para sala de aula... assim ele aprende dentro da realidade dele, se tornando muito mais fácil a compreensão.

Dessa forma foi com cada texto trazido para discussão, cada um teve sua importancia no decorrer da disciplina...

Na minha visão, essa disciplina é de extrema importancia na grade curricular de um pedagogo, principalmente para aqueles que pretendem atuar na sala de aula... pois lidár com alfabetização de vários alunos ao mesmo tempo é algo que deve ser encarado com muita responsabilidade... E ter a ajuda de autores conceituados(mestres nesse assunto)e professores com experiencias nessa área é muito rico e importante na vida dos futuros educadores.

1 comentário:

  1. Boa síntese... Poderia, apenas, evidenciar de forma mais específica os textos trabalhados... além disso, quais são suas conclusões acerca da sua possibilidade de enfrentar uma sala de alfabetização?? Pensar nesta direção é importante...

    ResponderEliminar