quarta-feira, 29 de julho de 2009

Entrevista com a professora

Essa entrevista foi feita com a professora Graziela Clemen Wemetz, na turma 11 no turno da manhã,em 2008,na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu que foi selecionada pelo LEC/UFRGS para sediar o Projeto Piloto do laboratório, que visa coordenar, em nível tecnológico e pedagógico, a utilização dos Laptops XO para a qualificação da aprendizagem nas escolas públicas de Ensino Básico do Brasil.

A escola está situada em região urbana de alta densidade. Tem no entorno, além de muitos prédio residenciais, casas comerciais e prestadores de serviços. Fica próxima ao Campus da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atende, principalmente, a alunos de famílias de classe popular, filhos dos trabalhadores da região e moradores de vila popular próxima - a Vila Planetário.

Possui ensino fundamental completo, de 1ª à 8ª série, no diurno e turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) no noturno.

Devido ao número limitado de protótipos disponíveis para o piloto, foram selecionadas para o experimento apenas as turmas do ensino fundamental tradicional, que freqüentam a escola nos turnos da manhã e da tarde.

Nessa entrevista a professora da turma de alunos com faixa etária de 6 anos, relata como tem sido essa utilização da tecnologia na sala de aula. A professora conta que alguns possuem computador em casa e outros não, e ela acaba tendo que ensinar sobre alguns valores moarais e impondo limites quando esses alunos tem o "livre" acesso a internet... ela conta que monitora seus alunos quando estes fazem uso da internet, dizendo qual site eles podem ou não estar acessando.






Comentário da aluna sobre a adptação do uso dos laptops na escola, publicado no Blog da ecola: www.escolalucianadeabreu.blogspot.com


Post da Mislene - "Comentário"
Adoro minha escola, nela aprendi e estou aprendendo várias coisas, como as matérias e como me relacionar melhor com os meus colegas e professores. Para mim é novo o uso dos laptops na sala de aula e eu sei que para o resto do colégio também. Gostaria que todos que visitassem o blogue vissem tudo o que eu e os meus colegas estão achando de toda esta experiência!

Mislene - Turma 61

Bem, eu acho que e muito importante que a escola do seculo XXI comece a pensar no quanto o avanco tecnologico contribui e ajuda ao aluno no sehttp://www.blogger.com/logout-redirect.g?blogID=3159323431878916301u processo de aprendizagem, pois a tecnologia e algo que ele vivencia no seu dia-a-dia a todo o momento... Claro que dependendo do contexto social, uns mais e outros menos, mas todos tem acesso, seja em casa, lan house ou em postos comunitarios de informatica.
Quando introduzido o computador a realidade escolar de criancas de 6 anos que se encontram no processo de alfabetizacao, que e o caso da reportagem acima, acredito ser um ganho para elas, pois com o laptop nas maos elas comecam a se interessar mais em aprender a ler e escrever a fim de que possam manusear bem a ferramenta que colocaram em suas maos, ler e escrever para essas criancas comeca a fazer mais sentido, a se encaixar na sua vivenci, sua realidade... Sem contar que essa ferramenta e muita rica, uma fonte de conhecimento e interatividade para as criancas, quando e ensinado a utiliza-la bem... Que e o que tem feito a escola citada acima.

1 comentário:

  1. Raquel, que maravilha de achado!! Entretanto, senti falta de sua intervenção... O que você achou? O que considera importante nessa relação das crianças em contato com o computador? Fazer uma análise do material recolhido é de fundamental importância para que evidencie seus pensamentos, suas impressões...

    ResponderEliminar