quinta-feira, 4 de junho de 2009

Reflexão dos textos e das aulas de Tendências Atuais de Ensino de Língua Portuguesa I


Reflexão dos Textos

* Construindo o portfólio eletrônico, Ivanildo Amaro de Araújo.



Esse texto trata de uma questão, que ao meu ver tem uma grande importância na vida estudantil de um aluno, que é a avaliação.
Avaliação não é apenas medir o aluno por meio de notas após uma bateria de exames e trabalhos, sejam em grupo ou ndividual, avaliar vai além dessa metodologia imposta nas escolas tradicionais.
A avaliação formativa, proposta trazida no texto para reflexão, é a possibilidade de participação tanto do professor quanto do aluno no processo de ensino-aprendizagem, pois esse tipo de avaliação inovadora é informativa, suporte para as aprendizagens dos alunos e informadora dos dois principais sujeitos do processo, o professor e o aluno, como já foi mencionado acima.
Uma das metodologias da avaliação formativa é a criação de um portfólio, em que nele são anexados os principais trabalhos feitos pelo aluno em sala de aula ou em casa, e esse portfólio pode ser feito à mão, com auxílio de uma pasta e papéis anexados nessa pasta, ou virtualmente, com auxílio de blogs gratuitos oferecidos na internet.


*Processos iniciais de leitura e escrita, Rosineide Magalhães de Sousa.

Esse texto traz a discussão que o processo de leitura começa antes da sistematização de decodificação das palavras proporcionado pela escola, afirma que esse processo começa nas diversas situações do cotidiano da criança.
Pode ser percebido também a importancia dada a exploração da leitura e dos diversos gêneros textuaias, contos, bilhetes, jornais, revistas entre outros, a fim de que as crianças adquiram percepção dos diversos estilos de linguagem.
É importante também que o professor explore nas crianças a criação de textos orais a partir de personagens escolhidos por eles mesmos, dessa forma quando eles começarem a construir a sua própria história estarão assimilando a que a coerência e a lógica em um texto é fundamental, além de essa atividade ter uma contribuição bastante significativa na construção da linguagem escrita.



*Oralidade e escrita perspectivas para o ensino de língua materna, Leonor Lopes, Maria Lúcia Andrade e Zilda Aquino.


Nesse texto é importante destacar a diferença entre a fala e a escrita, a fala geralmente é constituída de estrutura simples ou desestruturada, é informal, concreta e depende do contexto em que estará sendo aplicada, enquanto que a escrita possui uma estrutura complexa, formal e abstrata.
Tanto a fala quanto a escrita ao serem empregadas variam no nível de formalidade. Uma pessoa não fala com um amigo como falaria numa apresentação de trabalho por exemplo, assim como uma pessoa não escreve um e-mail para um amigo como se escrevesse uma tese de mestrado.



*Contextos de alfabetização na aula, Ana Teberosky e Núria Ribera.

O texto levanta a questão da chegada dos vários tipos de bagagens trazidas pelas crianças à escola e da influência que essas bagagens podem exercer na vida estudantil dessas crianças.
O desenvolvimento da criança é totalmente dependente do contexto onde ela estará aprendendo. As camadas mais pobres terão um pouco mais de dificuldades para aprender, pois não desfrutam dos mesmos recursos que uma criança de classe média ou classe alta desfrutam, e os professores um pouco mais de trabalho para que essas crianças atinjam os objetivos traçados para um bom rendimento em sua respectiva série.
O texto propõem diferentes contextos de alfabetização que podem auxiliar no aprendizado da criança em sala de aula e também para que as aulas fiquem mais dinâmicas.
Propõem:

A manipulação dos diferentes suportes de textos para que essas crianças aprendam a função que cada um deles exercem, como por exemplo um livro é para ser lido, já um dicionário para ser consultado, um jornal para trazer informações e os vários outros gêneros textuais existentes com suas determinadas funções.

A observação das ações dos adultos como leitor/escritor.

Que as crianças escutem a leitura em voz alta, por meio de histárias contadas por adultos as crianças. "Alguns estudos mostram que os livros contêm 50% mais de palavras não-failiares e de difícil compreensão do que as coversas ou os programas de televisão (Nagy, Herman e Anderson, 1985; Robbins e Ehri, 1994). Assim, quando um adulto cria o hábito de ler livros para crianças entre 4 e 5 anos, elas podem aprender cerca de cinco palavras por dia, aumentando o seu léxico.

A importância de escrever em voz alta, ditando ao professor.

De perguntar e receber respostas.

De suas próprias ações de escrever.

De produzir textos longos.

2 comentários:

  1. Raquel, lembre-se de que as postagens devem ser reflexões sobre as aulas e os textos. Assim, não devem se inscrever em meros resumos. Você fez um resumo dos textos e não é essa a proposta. Você deveria fazer uma postagem sobre cada um, aprofundando seus aspectos, relacionando com a realidade e se posicionando sobre sua relevância. Ademais, seu portfólio está desatualizado, tendo em vista que já encerramos a leitura dos textos 4 e 5, que não figuram aqui. Procurem incrementar seu portfólio. Ele está muito preso à produção escrita. Tente variar colocando outras linguagens. Além disso, tente inovar na forma de apresentação de suas postagens (poesias, músicas, histórias, parlendas, etc)

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  2. Raquel, que pena que seu portfólio está desatualizado... Vinha seguindo num ritmo tão bom... O que houve? Além disso, não revisou as postagens que eu já havia indicado...
    Bem, estamos no fechamento do semestre. E estou bastante preocupado com seu desempenho. Faltam diversas reflexões sobre os seguintes textos:

    1. CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA - Ana Teberosky e Nuria Ribera

    2. PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL E ALFABETIZAÇÃO INICIAL NA ESCOLA: PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA - Erik Jacobson

    3. OS PROBLEMAS COGNITIVOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO ESCRITA E DA LINGUAGEM - Emilia Ferreiro

    4.A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ESCRITA - Ana Teberosky e Teresa Colomer.

    Falta a postagem sobre o Exercício Reflexivo sobre o texto ORALIDADE E ESCRITA. Ademais, seu blog apresenta poucas linguagens diferenciadas (vídeos, imagens, etc.). Falta a presença de outros materiais (entrevistas, reportagens, etc.), etc... Não recebi sua Ficha de Avaliação da 1a. socialização...

    Procure fazer reflexoes detalhadas e bem argumentadas, demonstrando compreensão dos textos. Além disso, estabeleça sempre relações com a realidade.

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