terça-feira, 26 de maio de 2009

Aula do dia 16 de abril de 2009

Esse foi o primeiro encontro da turma de Tendencias Atuais de Ensino da Lingua Portuguesa I, ministrado pelo professor Ivanildo Amaro de Araújo.
Não pude estar presente nesse primeiro encontro, entretanto fiquei sabendo com meus amigos o que aconteceu nesse primeiro dia de aula e fui informada que havia um texto na Xerox da Faculdade e que nele continha uma discussão acerca da metodologia de avaliação a ser adotada pelo professor nessa matéria.

Após a leitura do texto Construindo o portfólio eletrônico de Ivanildo Amaro de Araújo, professor adjunto do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pude ter uma compreensão melhor da proposta de avaliação feita pelo professor.

Esse tema avaliação é extremamente importante na carreira do aluno, pois é por meio da avaliação que somos "classificados" durante toda a nossa trajetória estudantil. E é um tema que, particularmente, gosto muito de discutir.

A proposta lançada pelo professor foi a avaliação formativa que tem por objetivo uma avaliação inovadora, em que o aluno e o professor interajam, possibilitando o aluno um melhor desenvolvimento no que está sendo proposto a aprender. Esse tipo de avaliação não é apenas benéfico ao aluno, mas também ao professor que pode estar o tempo todo se auto-avaliando no processo de ensino-aprendizagem e vendo se a metodologia de ensino adotada por ele está sendo eficaz. Porém esse tipo de avaliação tem encontrado muitas resistências nas escolas tradicionais que estão muito habituadas a se utilizarem da avaliação normativa (tradicional), que consiste apontar, seja por meio de provas, testes e trabalhos, os erros e acertos dos alunos atribuindo uma nota como forma de classificação.

Durante esses sete períodos que tenho estado na faculdade, muitas discussões sobre avaliação foram levantadas e muitas críticas negativas atribuídas a avaliação normativa.
A proposta do professor é bastante inovadora, pois ela vai além da sala de aula, trata-se da criação de um portfólio eletrônico.O Portfólio é a seleção das melhores produções de um aluno que pode ser um texto escrito, uma resenha de um livro entre outros trabalhos exigidos pelo professor em sala de aula. Já o portfólio eletrônico consiste na postagem desses melhores trabalhos na internet por meio de blogs, e não pára por aí não, por estarmos na era digital, esses portfólios eletrônicos contam com auxílio de vídeos, links, fotos entre outros recursos que podem estar o enriquecendo.

Quanto ao que eu espero da matéria é que ela me dê base para ensinar meus futuros alunos em sala de aula.

Sobre a metodologia de avaliação adotada pelo professor, confesso que tem sido um pouco difícil conseguir cumprir todas as exigências pedidas por ele, devido a quantidade de matérias a cumprir esse período na faculdade, mas reconheço a importância que esse tipo de avaliação está tendo na minha vida acadêmica e gostaria de falar que o esforço para estar cumprindo tudo o que é pediodo em sala de aula está sendo feito, as vezes até um pouco fora do prazo... Mas espero que o professor compreenda que esse período está muito complicado, porque além da mudança de currículo, das oito matérias e o estágio que estou fazendo, ainda tenho a monografia para esse ano.

Até a próxima postagem...

1 comentário:

  1. A postagem está um pouco atrasada... Você refletiu sobre a avaliação de forma coerente. Apesar das justificativas, é importante que sigamos construindo formas diferenciadas de ensinar e de avaliar... Só assim é que poderemos provocar alguma mudança na educação.

    ResponderEliminar