quinta-feira, 7 de maio de 2009

Diferença entre: Tipologia Textual e Gênero Textual

Esta postagem tem como objetivo apontar as difrenças existentes em tipologia textual e gênero textual, segundo a visão de Marcushi e Travaglia.


Para Marcuschi:

Tipologia Textual é um termo que deve ser usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias narração, argumentação, exposição, descrição e injunção (Swales, 1990; Adam, 1990; Bronckart, 1999). Segundo ele, o termo Tipologia Textual é usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas) (p. 22).

Gênero Textual é definido pelo autor como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.



Para Travaglia:

Tipologia Textual é definido como aquilo que pode instaurar um modo de interação, uma maneira de interlocução, segundo perspectivas que podem variar. Essas perspectivas podem, segundo o autor, estar ligadas ao produtor do texto em relação ao objeto do dizer quanto ao fazer/acontecer, ou conhecer/saber, e quanto à inserção destes no tempo e/ou no espaço. Pode ser possível a perspectiva do produtor do texto dada pela imagem que o mesmo faz do receptor como alguém que concorda ou não com o que ele diz. Surge, assim, o discurso da transformação, quando o produtor vê o receptor como alguém que não concorda com ele. Se o produtor vir o receptor como alguém que concorda com ele, surge o discurso da cumplicidade. Tem-se ainda, na opinião de Travaglia, uma perspectiva em que o produtor do texto faz uma antecipação no dizer. Da mesma forma, é possível encontrar a perspectiva dada pela atitude comunicativa de comprometimento ou não. Resumindo, cada uma das perspectivas apresentadas pelo autor gerará um tipo de texto. Assim, a primeira perspectiva faz surgir os tipos descrição, dissertação, injunção e narração. A segunda perspectiva faz com que surja o tipo argumentativo stricto sensu6 e não argumentativo stricto sensu. A perspectiva da antecipação faz surgir o tipo preditivo. A do comprometimento dá origem a textos do mundo comentado (comprometimento) e do mundo narrado (não comprometimento) (Weirinch, 1968). Os textos do mundo narrado seriam enquadrados, de maneira geral, no tipo narração. Já os do mundo comentado ficariam no tipo dissertação.

Gênero Textual, segundo o autor, se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail, sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele “funcione” de maneira diferente. Assim, escrever um e-mail para um amigo não é o mesmo que escrever um e-mail para uma universidade, pedindo informações sobre um concurso público, por exemplo.
Observamos que Travaglia dá ao gênero uma função social. Parece que ele diferencia Tipologia Textual de Gênero Textual a partir dessa “qualidade” que o gênero possui. Mas todo texto, independente de seu gênero ou tipo, não exerce uma função social qualquer?


Marcuschi apresenta alguns exemplos de gêneros, mas não ressalta sua função social. Os exemplos que ele traz são telefonema, sermão, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, etc.

Travaglia, não só traz alguns exemplos de gêneros como mostra o que, na sua opinião, seria a função social básica comum a cada um: aviso, comunicado, edital, informação, informe, citação (todos com a função social de dar conhecimento de algo a alguém). Certamente a carta e o e-mail entrariam nessa lista, levando em consideração que o aviso pode ser dado sob a forma de uma carta, e-mail ou ofício. Ele continua exemplificando apresentando a petição, o memorial, o requerimento, o abaixo assinado (com a função social de pedir, solicitar). Continuo colocando a carta, o e-mail e o ofício aqui. Nota promissória, termo de compromisso e voto são exemplos com a função de prometer. Para mim o voto não teria essa função de prometer. Mas a função de confirmar a promessa de dar o voto a alguém. Quando alguém vota, não promete nada, confirma a promessa de votar que pode ter sido feita a um candidato.


Fonte: http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html


Ou seja,

Tipologia textual compete a classificação dos textos de acordo com o seu formato, assim ele poderá ser uma Narração, Descrição, Dissertação, Exposição e Injução.

Narração: é a contagem de uma história, nesse texto deve conter um narrador, personagens, fatos, enredo, tempo, lugar e outras características de um texto narrativo.

Descrição: é um texto que descreve um fato ou uma pessoa, podendo ser a formação de um retrato escrito.

Dissertação:é um texto que contém uma tese, em que é defendida pelo autor por meio de argumentos, tem um posicionameto pessoal ao defender um ponto de vista.

Exposição:é estruturado em idéia principal, desenvolvimento e conclusão. Apresenta informações sobre o assunto, explica, avalia, reflete e expõe ideáis.

Injunção:indica como realizar uma ação; aconselha. É também utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos.


Gênero Textual: compreende as várias formas que o texto pode assumir no cotidiano da pessoa, são textos que tem uma funcionalidade, como jornal, que informa, bilhetes, que transmitem recados, uma receita, que ensina a fazer um prato de comida entre outros gêneros existentes.
Tem uma dimensão maior que a tipologia textual porque possui uma função comunicativa e social.

1 comentário:

  1. Você fez uma pesquisa interessante. Porém, é necessário trabalhar a capacidade de “tradução”, paráfrase, isto é, deve procurar escrever sempre a ideia original, mas com outras palavaras. Se você apenas transcreve o que o autor escreveu, a compreensão não acontece em sua essência. Por exemplo: O que significa este trecho? “designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias narração, argumentação, exposição, descrição e injunção”
    E este trecho, o que quer dizer? “noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. “

    Procure fazer isso ao longo de todo o texto que você postou. Assim, a compreensão se dará de forma mais eficaz.

    Um sugestão para que suas postagens fiquem mais visíveis, é alterar a cor da fonte. Vá em layout e procure fontes e cores. Lá, vocë pode mudar todas as cores de seu blog.

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