quinta-feira, 14 de maio de 2009

O que é letramento?

Explicação de letramento segundo a concepção de Kate M.Chong, uma estudante norte-americana que escreveu um poema sobre o assunto. Esse poema é recitado no vídeo abaixo.





É interessante que precebamos que vivemos em um mundo cheio de letras, e que ser analfabeto no mundo de hoje é ficar defasado na comunicação.
As letras estão espalhadas em todos os lugares, organizadas em diversos tipos de textos, seja em uma propaganda de Outdoor a uma bula de remédios.

O ser humano já nasce inserido nesse contexto de vida, um universo letrado, em que ele precisa aprender esse código de comunicação para conseguir viver e se comunicar.
A aprendizagem desse código pode ser feita através da escola e lá o educador não pode negligenciar a bagagem que o aluno trás desse mundo de letras que ele vê, em alguns casos com muita frequência e em outros com menos frequência, no seu dia-a-dia.

1 comentário:

  1. Interessante comentar mais sobre o poema...Que tal? O que vocë pensou ao selecionar este vídeo? Quais as relações que ele apresenta com o que estamos discutindo em aula? Pense a respeito...

    ResponderEliminar