segunda-feira, 18 de maio de 2009

Desenvolvimento de atividades com crianças no período da Educação Infantil


A partir da leitura do texto Processos iniciais de leitura e escrita, de Rosineide Magalhaes de Souza foi proposto pelo professor Ivanildo Amaro, da disciplina Tendências Atuais do ensino de Língua Portuguesa 1, que desenvolvêssemos atividades para crianças que estejam freqüentando a Educação Infantil, a fim de que essas atividades proporcionassem nas crianças o desenvolvimento de algumas habilidades.

As atividades propostas abaixo podem ser desencolvidas com crianças que estajam na faixa etária de 4 e 5 anos.

1. Encenação

A professora contará uma história, poderá ser os clássicos das histórias infantis como: Chapeuzinho Vermelho, Três porquinhos etc. Posteriormente, vestidos a caráter, as crianças encenariam a história que foi contada pela professora. Dependendo do número de personagens, as crianças poderão se dividir em grupos a fim de que todos participem da atividade, assim todos poderão ser avaliados.

Essa atividade tem por objetivo o desenvolvimento das habilidades lingüísticas e cognitivas, a compreensão na leitura e o desenvolvimento da interpretação.

2. Jogo da memória

Esse jogo poderá ser criado com cartolina cortada em formato de retângulo com figurasd encontradas em encartes de mercado, dessa maneira será estimulado nas crianças a leitura de rótulos de embalagens, que é o universo do letramento no qual essas crianças estão inseridas. Além de desenvolver a memorização.

3. Música

Poderá ser trabalhado a letra de uma música e depois trocar essa letra, mas continuar com a mesma melodia. Como por exemplo:

O sapo não lava o pé A sApA nAA lAvA A pÀ
Não lava porque não quer NAA lAvA pArquA nAA quar
Ele mora lá na lagoa AlA mArA lA nA lAgAA
Não lava o pé porque não quer NAA lAvA a pA pArquA nAA quAr
Mas que chulé MAs quA chulÁ


Assim poderá ser estimulado nas crianças a comparação de textos novos com textos já conhecidos.

4. Jogo da rima

A professora falará uma palavra e as crianças terão de falar outras palavras que rimem com a palavra inicialmente dada pela professora, assim as crianças começarão a perceber os sons da língua.

5. Leitura de gibis

A professora poderá ler gibis do Cebolinha que troca o "r" pelo "l"e do Chico Bento que fala de acordo com seu contexto social, que é típico de quem mora no interior e que muitas vezes são ronuciadas as palavras de forma errada. Posteriormente poderá pronunciar com as crianças palavras com letras que emitem sons parecidos como: t/d, f/v, p/b, q/g. Esta atividade tem por objetivo distinguir a pronuncia de alguns sons da língua e estimular a pronúncia clara dos sons.

6. Dominó

A professora poderá organizar um jogo de dominó que tenha uma figura e uma palavra em uma peça, por exemplo: em uma peça poderá ter a figura de um avião e a palavra "casa", a criança terá de encaixar essa peça ou no desenho da casa ou na palavra avião. Como a faixa etária é de 4 e 5 anos, as palavras e figuras a serem trabalhadas terão de ser simples e a professora deverá está trabalhando essas palavras em sala de aula. O objetivo desse jogo é o reconhecimento da ortografia das palavras.

1 comentário:

  1. As atividades estão interessantes. Para aprimorar a reflexão, é fundamental que se faça uma justificativa para cada atividade, demonstrando de que forma os objetivos podem ser alcançados com a realizaçao das atividades. Acrescente estas justificativas em cada uma das atividades...

    ResponderEliminar