Essa entrevista foi feita com a professora Graziela Clemen Wemetz, na turma 11 no turno da manhã,em 2008,na Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu que foi selecionada pelo LEC/UFRGS para sediar o Projeto Piloto do laboratório, que visa coordenar, em nível tecnológico e pedagógico, a utilização dos Laptops XO para a qualificação da aprendizagem nas escolas públicas de Ensino Básico do Brasil.
A escola está situada em região urbana de alta densidade. Tem no entorno, além de muitos prédio residenciais, casas comerciais e prestadores de serviços. Fica próxima ao Campus da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Atende, principalmente, a alunos de famílias de classe popular, filhos dos trabalhadores da região e moradores de vila popular próxima - a Vila Planetário.
Possui ensino fundamental completo, de 1ª à 8ª série, no diurno e turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) no noturno.
Devido ao número limitado de protótipos disponíveis para o piloto, foram selecionadas para o experimento apenas as turmas do ensino fundamental tradicional, que freqüentam a escola nos turnos da manhã e da tarde.
Nessa entrevista a professora da turma de alunos com faixa etária de 6 anos, relata como tem sido essa utilização da tecnologia na sala de aula. A professora conta que alguns possuem computador em casa e outros não, e ela acaba tendo que ensinar sobre alguns valores moarais e impondo limites quando esses alunos tem o "livre" acesso a internet... ela conta que monitora seus alunos quando estes fazem uso da internet, dizendo qual site eles podem ou não estar acessando.
Comentário da aluna sobre a adptação do uso dos laptops na escola, publicado no Blog da ecola: www.escolalucianadeabreu.blogspot.com
Post da Mislene - "Comentário"
Adoro minha escola, nela aprendi e estou aprendendo várias coisas, como as matérias e como me relacionar melhor com os meus colegas e professores. Para mim é novo o uso dos laptops na sala de aula e eu sei que para o resto do colégio também. Gostaria que todos que visitassem o blogue vissem tudo o que eu e os meus colegas estão achando de toda esta experiência!
Mislene - Turma 61
Bem, eu acho que e muito importante que a escola do seculo XXI comece a pensar no quanto o avanco tecnologico contribui e ajuda ao aluno no sehttp://www.blogger.com/logout-redirect.g?blogID=3159323431878916301u processo de aprendizagem, pois a tecnologia e algo que ele vivencia no seu dia-a-dia a todo o momento... Claro que dependendo do contexto social, uns mais e outros menos, mas todos tem acesso, seja em casa, lan house ou em postos comunitarios de informatica.
Quando introduzido o computador a realidade escolar de criancas de 6 anos que se encontram no processo de alfabetizacao, que e o caso da reportagem acima, acredito ser um ganho para elas, pois com o laptop nas maos elas comecam a se interessar mais em aprender a ler e escrever a fim de que possam manusear bem a ferramenta que colocaram em suas maos, ler e escrever para essas criancas comeca a fazer mais sentido, a se encaixar na sua vivenci, sua realidade... Sem contar que essa ferramenta e muita rica, uma fonte de conhecimento e interatividade para as criancas, quando e ensinado a utiliza-la bem... Que e o que tem feito a escola citada acima.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Avaliação Final do processo de construção do portfólio
A proposta de construção desse portfólio é muito interessante e importante para a vida estudantil...
Além do professor avaliar o aluno, o aluno tem a possibilidade de se auto avaliar... e acompanhar o seu progresso durante o processo ensino-aprendizagem.
Uma proposta inovadora que exige o aluno a sair da sua zona de comodismo e de estar buscando o seu crescimento intelectual independente do professor...
Mas...
...construir um portfólio eletrônico não é facíl, requer tempo e dedicação do aluno, talvez seja nisso que eu tenha me atrapalhado... Durante esse semestre tentei estar em dia com as postagens exigidas, entretanto não consegui cumprir as exigencias nos prazos determinados devido a uma série de dificuldades que enfrentei nesse período...
E apesar das dificuldades na construção do portfólio elas não foram obstáculos para que eu tivesse uma boa compreensão do que estava sendo lecionado, pois as discussoes em sala de aula, a leitura dos textos me ajudaram e me enquiceram.
Cada portfólio tem uma característica do seu dono, certo? Por isso em cada blog pode ser observado a diferença de cor, fonte e de elementos como figura e vídeo... E não foi diferente com o meu blog... dei preferencia em deixá-lo mais sério... sem bonequinhas, bichinhos, reloginhos entre outros elementos disponíveis na internet... Preferi deixá-lo apenas com textos, vídeos e figuras... Pois como foi descrito no proposito específico, pretendo que esse blog seja auxilio aos educadores e deixá-lo mais sério faz parte da minha visão.
Síntese conclusiva da matéria
Bem, apesar de nunca ter tido experiência com crianças em processo de alfabetização, pelos textos e palas aulas que tivemos nesse semestre pude ter uma base de como iniciar e desenvolver essa etapa tão importante na vida de uma criança no período inicial de escolarização.
Cada texto lido e discutido em sala de aula teve um grande grau de importancia na minha bagagem cultural...
Iniciamos aprendendo novos métodos de avaliação, que visava mostrar a nós(como alunos da matéria) a nova maneira de se avaliar um aluno acompanhado o seu desenvolvimento na matéria por meio de um portfólio eletrônico, que possui grande valia quando é levado para sala de aula no período da alfabetização... O professor pode estar anotando o progresso ou não de cada aluno dele... E dessa forma auxiiar o seu aluno a progredir da maneira devida.
Com o texto processos iniciais de leitura e escrita podemos destacar a importancia de se alfabetizar a partir da bagagem cultural que o aluno leva para sala de aula... assim ele aprende dentro da realidade dele, se tornando muito mais fácil a compreensão.
Dessa forma foi com cada texto trazido para discussão, cada um teve sua importancia no decorrer da disciplina...
Na minha visão, essa disciplina é de extrema importancia na grade curricular de um pedagogo, principalmente para aqueles que pretendem atuar na sala de aula... pois lidár com alfabetização de vários alunos ao mesmo tempo é algo que deve ser encarado com muita responsabilidade... E ter a ajuda de autores conceituados(mestres nesse assunto)e professores com experiencias nessa área é muito rico e importante na vida dos futuros educadores.
Subscrever:
Mensagens (Atom)